- Novo

Luminária industrial de superfície equipada com fonte de luz COB LED de alta eficiência com 15W de potência. Quando ativada, emite um flash constante de cor âmbar, o que a torna especialmente indicada para sinalização de segurança e emergência em ambientes industriais, marítimos ou com riscos elevados.
Com certificações ATEX e IECEx, esta luminária está apta para funcionar em atmosferas potencialmente explosivas, oferecendo máxima segurança em ambientes exigentes. O seu grau de proteção IP66 permite a instalação em zonas húmidas e com presença de poeiras ou salinidade, assegurando resistência e durabilidade.
A base da luminária integra uma caixa de derivação redonda com quatro entradas roscadas M20 x 1,5. Uma dessas entradas vem equipada com um bucim e cabo elétrico de 80 cm de comprimento, enquanto as restantes estão seladas com tampas hexagonais, podendo ser utilizadas mediante a instalação de bucins ATEX M20 (não incluídos).
Caraterísticas:
- Corpo em alumínio isento de cobre e aba de vidro temperado, com grelha de proteção e proteção contra impactos IK08.
- Pintado por pulverização eletrostática, com elevado grau de proteção anticorrosiva.
- Adequado para as zonas 1 e 2 (gases) + 21 e 22 (poeiras).
- Marcação II 2G Ex eb mb IIC T6/T5T4 Gb
II 2D Ex tb IIIC T80°CT95ºC/T130ºC Db IP66
- Hermeticamente fechado por rosca (fixado com parafuso de cabeça sextavada H2).
ATEX (Atmosferas Explosivas) - A Diretiva Europeia 1999/92/CE definiu a classificação das áreas de trabalho de acordo com o seu nível de risco de explosão. De acordo com esta Diretiva, num determinado local de risco de explosão, as zonas ATEX são determinadas em função da probabilidade de formação de atmosferas explosivas.
O que é uma atmosfera explosiva? É uma mistura de ar, que em determinadas condições atmosféricas, com substâncias inflamáveis no estado de gases, vapores, névoas ou pós na qual, após o desencadeamento, a combustão propaga-se no conjunto da mistura não queimada. A atmosfera pode tornar potencialmente explosiva devido às condições operacionais ou dos ambientes onde se opera.
Produtos e equipamentos ATEX - Segundo a diretiva 94/9/CE, entendem-se as máquinas, os materiais, os dispositivos fixos ou móveis, os órgãos de comando, os instrumentos e os sistemas de detecção e de prevenção, que sozinhos ou combinados, são destinados à produção, ao transporte, ao depósito, à medição, à regulação e à conversão de energia, à transformação de material e que, devido às fontes potenciais de desencadeamento que lhes são próprias, arriscam de provocar uma explosão.
Potência (W) - A potência de uma lâmpada LED é a quantidade de energia elétrica que a lâmpada consome para funcionar, e ela é medida em watts (W). A potência de uma lâmpada LED pode variar bastante dependendo do modelo e da aplicação, mas, em geral, as lâmpadas LED são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, ou seja, elas produzem mais luz (medida em lúmens) com menos consumo de energia (medido em watts).
Lúmens (lm) - são a unidade de medida de fluxo luminoso, que é a quantidade total de luz visível emitida por uma fonte de luz em todas as direções. Em termos simples, os lúmens indicam o brilho de uma lâmpada ou de qualquer outra fonte de luz, levando em consideração como o olho humano percebe essa luz.
Quanto maior o valor em lúmens, mais brilhante será a fonte de luz. As lâmpadas LED produzem cerca de 10 vezes mais luz que as antigas lâmpadas incandescentes. Uma lâmpada de 40 watts incandescente emite cerca de 450 lúmens. Uma lâmpada de 40 watts LED emite cerca de 4500 lúmens.
Tonalidade (ºK) - A tonalidade de uma lâmpada LED refere-se à temperatura de cor da luz que ela emite. A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e descreve o tipo de luz visível, variando de tons mais quentes (amarelados) até tons mais frios (azulados).
Luz quente (amarelada): Temperatura de cor: 2700K a 3000K. Semelhante à luz das lâmpadas incandescentes tradicionais cria uma atmosfera confortável e acolhedora.
Luz neutra (branco morno ou branco suave): Temperatura de cor: 3500K a 4500K. Um meio-termo entre luz quente e fria. É indicada para ambientes como cozinhas e escritórios, onde você precisa de uma iluminação equilibrada que não seja nem muito quente nem muito fria.
Luz branca fria (branco neve): Temperatura de cor: 5000K a 6500K. Este tipo de luz é mais intensa e próxima à luz natural do dia, proporcionando um brilho mais forte e estimulante. É ideal para ambientes de trabalho, banheiros e locais onde uma luz clara e nítida é necessária, como em hospitais ou escritórios.
Ângulo de luz (Graus) - de uma lâmpada LED refere-se à distribuição da luz que ela emite no espaço ao seu redor. Esse ângulo determina o quão concentrada ou espalhada será a luz, ou seja, o alcance da iluminação que a lâmpada proporciona.
Índice de Proteção (IP), também conhecido como classificação IP, é uma norma que define o grau de proteção que uma lâmpada ou luminária, incluindo as LEDs, oferece contra a entrada de sólidos, 1º dígito, (como poeira) e líquidos, 2º dígito, (como água). Esse índice é especialmente importante em ambientes externos, industriais ou comerciais, onde as condições climáticas ou ambientes agressivos podem afetar a durabilidade e o desempenho das lâmpadas.
Índice de Proteção IK refere-se à resistência do dispositivo à impactos mecânicos. Diferente do Índice de Proteção IP, que se foca na proteção contra a entrada de poeira e líquidos, o Índice IK especifica a capacidade de um dispositivo (como lâmpadas ou luminárias LED) resistir a impactos físicos, como quedas, batidas ou colisões.
Esse índice é particularmente importante em ambientes onde a iluminação pode ser exposta a riscos de danos mecânicos, como áreas industriais, comerciais e públicas, ou em locais onde há circulação de pessoas e veículos. Quanto maior o número (IK08, IK10), maior a resistência a impactos, garantindo maior durabilidade e segurança para o produto em ambientes exigentes.